Como dar comprimido ao animal


Hoje contamos com diversas farmácias veterinárias de manipulação especializadas em produzem formulações para facilitar a administração de medicamentos aos pets. Algumas tem como opção, a elaboração de medicamentos em forma de gel transdérmico, mouse, biscoitos e pastas (com sabores variados para agradar os diferentes paladares de diversas espécies de animais - carne, frango, picanha, banana, amora, nozes).

Caso seu animal não esteja aceitando a medicação proposta, consulte sobre o assunto com seu veterinário.


Se o medicamento a ser administrado, pode ser dado junto com alimentos, os comprimidos podem ser dados envoltos em um pequeno pedação de banana, em miolo de pão ou pedaço de carne magra.

Caso não seja possível ministrar junto com alimentos, abaixo vão as dicas de como conter seu animal e administrar o comprimido.


Para dar um comprimido a um cão:

1. Segure cuidadosamente o focinho por cima, colocando seu polegar de um lado e os outros dedos do outro lado do focinho. Segure e aperte com firmeza logo atrás dos dentes caninos ("presas"). A boca do cão deve abrir.

2. Com a outra mão, segure o comprimido e ao mesmo tempo force o maxilar inferior para baixo. Com a boca do animal bem aberta, coloque o comprimido na parte mais posterior da língua, empurrando ainda um pouco mais com o seu dedo indicador em direção à glote ("garganta").

3. Feche a boca do animal e segure o focinho para evitar que o cão abra a boca e cuspa o remédio. Estimule com a mão a parte inferior do pescoço ("garganta"), com movimentos para baixo e assim o animal deglutirá o comprimido.


Para dar um comprimido a um gato:

1. Peça a alguém que segure as patas dianteiras e o peito do seu gato por trás. Você pode também colocar uma toalha ou pano ao redor do seu gato para que as unhas não atinjam você ou a pessoa que está ajudando.

2. Coloque a sua mão na parte de cima da cabeça do gato, evitando o maxilar inferior. Levante a cabeça até que o nariz do gato esteja apontando para o teto. Quando a boca abrir, use a sua outra mão para segurar o comprimido e force o maxilar inferior para baixo, empurrando o comprimido para a parte mais posterior da língua.

3. Feche a boca do seu gato e rapidamente esfregue a ponta do nariz do animal. Isso vai forçar o gato a lamber a ponta do seu próprio nariz, fazendo com que seja mais fácil engolir.


ALERTA:


1. Cuidado com o uso alguns medicamentos de uso humano. Alguns deles, como ibuprofen, aspirina ou acetaminofen, podem ser prejudiciais ou até mesmo fatais se fornecidos a animais.

2. Apenas o veterinário pode indicar qual medicamento utilizar.

3. Siga sempre as instruções do seu veterinário com relação à dose, mesmo que pareça que o seu animal de estimação está ficando melhor muito depressa.